Este fim de semana tem lugar no Canadá a reunião do G20(Toronto) e G8(Huntsville).
Tudo normal…não fossem os custos das mesmas.
Estas 2 reuniões custarão aos contribuintes canadianos 1200 Milhões de Dólares, sendo que 930 milhões só para a segurança!
Para se ter uma ideia da brutalidade de valores a última reunião em Londres custou 30 milhões de Dólares…e já foi super criticada pela opinião pública.
Desde o 11/9, o máximo que se tinha alcançado foi no Japão em 2008, com mais de 128 milhões de dólares de gastos.
Como quase todos os países, o Canadá está abraços com problemas de défice, chegando aos 3.5% do PIB, mas problema esse, que não foi obstáculo para o governo conservador ter mandado construir um centro de congressos, reformulado os parques e renovado estradas e passeios, e até…esta é o máximo…construído um lago artificial por 2 milhões de dólares em Huntsvile, uma pequena cidade a 200 km de Toronto.
Mas…não tem o Canadá milhares de lagos naturais? Ainda tem de os construir artificialmente?
A força policial quintuplicou na cidade…as atracões principais de Toronto fecharão, bem como universidades e algumas empresas a semana toda!
Já os pobres vendedores ambulantes de hot-dogs foram banidos dos seus pontos habituais de venda por 19 dias!!...o tempo de duração das medidas excepcionais de segurança.
Os hotéis de topo da cidade, o Intercontinental, o Fairmont Royal York, o Renaissance, o Sheraton, o Westin e Strathcona estão reservados pela organização.
E depois temos a reunião…alguém se lembra de uma medida estrutural e precisa, saída dos últimos G8/G20?
Eu também não…
Nenhum comentário:
Postar um comentário