Alguns produtos são mundialmente famosos, o trigo ( 1º produtor europeu, 5º mundial ), o milho ( 8º produtor mundial ), o açucar ( 7º produtor mundial ), o leite ( 3º produtor mundial de leite ), donde saem os tão afamados queijos, o vinho ( 1º produtor mundial ), a carne bovina ( 5º produtor mundial ).
Não negando a qualidade dos produtos franceses, o que mais impressiona são as quantidades, e aí reside a grande diferença para Portugal.
Mesmo sendo suspeito, por ser português, parece-me inegável que a qualidade dos nossos produtos é tão boa, ou mesmo superior à dos franceses, de repente, lembro-me do vinho...do queijo...da carne de vaca!
Só que nunca poderemos competir, dada as quantidades envolvidas, dificilmente teremos capacidade para que o nosso vinho seja conhecido à escala mundial, uma vez que não temos quantidades suficientes para que assim seja.
Mas isto sou eu a dizer, que nao sou nenhum Capoulas! :)
Vem isto a propósito da minha visita ao Salão Internacional da Agricultura de Paris, que terminou este fim de semana, no Parc de Expositions de Paris:
Uma feira absolutamente impressionante pela dimensão, vejam os números.
- 1050 expositores, divididos pelos 8 pavilhões do recinto, num total de quase 230.000 metros quadrados, tendo o Pav 1, mais de 50.000 metros quadrados e o Pav. 7, mais de 70.000 metros quadrados...para comparar, a FIL, possui 100.000 metros quadrados, distribuídos de forma igual por 4 pavilhões!
- 3859 animais;
- 4 882 produtos presentes;
- 16 338 vinhos degustados ( confirmei alguns! )
- 230 toneladas de palha;
- 280 toneladas de estrume ( incrivelmente, na feira da Golegã o cheiro é muito pior!)
- 700.000 visitantes previstos.
Realmente, de quem vem de países pequenos, é impossível não se espantar, não se admirar, pela dimensão deste país incrível, que tem, igualmente, uma cidade fascinante!
Na senda do mesmo tema, e para terminar, uma sugestão cinematográfica...pareço o Lauro Dérmio :) :
http://www.imdb.com/title/tt4505208/?ref_=nv_sr_1
De chorar a rir!!
PP
Nenhum comentário:
Postar um comentário