terça-feira, 27 de julho de 2010

Lenda Budista 2

Numa aldeia da Idade Média, apareceu um viajante que se auto-denominou alquimista e que iria ensinar a transformar qualquer metal em ouro.

As pessoas que pararam para o ouvi, riram-se gozaram-no.

Não afectado com isso, pede um pedaço de metal e dão-lhe uma ferradura e um prego, colocando-os num recipiente, juntando um líquido de um frasco retirado da sua mala.

Após algum silêncio, mostra-os e eles estavam dourados, sendo confirmado por um ourives presente que era o mais puro ouro!

Então, pegou num grande livro e disse que nele estava o segredo da transformação de qualquer metal em ouro.

Passados uns dias, todos tinham uma cópia e sabiam o segredo dessa transformação.

No entanto, a fórmula era complexa, pois implicava água destilada mil vezes no silêncio da madrugada, e ingredientes colhidos a noites específicas e em praias distantes.

Logo todos puseram mãos à obra, mas passado pouco tempo a maioria desistiu, devido à penúria de ficar mil noites em silêncio à espera da água destilar, fora a dificuldade para arranjar os outros ingredientes.

Desistiram os primeiros, e foram convencendo os outros a desitirem também, afirmando que o alguimista estaria a gozar com eles, dando-lhes esta fórmula.

Apenas um pequeno grupo continuou a seguir à regra o que dizia o livro.

Mesmo gozados por toda a aldeia, continuaram a destilar a água e fizeram várias viagens juntos, para conseguirem os ingredientes necessários.

O tempo passou, e, as histórias e as experiências, divertidas e únicas, vividas entre eles nas viagens, aumentaram.

A união entre eles era cada vez maior e tornanarm-se verdadeiros amigos.

Por fim, ao virarem a última página do livro do alquimista, estava escrito:

"Se todas as instruções foram seguidas, têm agora o líquido que, derramado sobre qualquer metal, o transforma em ouro. Entretanto, já perceberam que a maior riqueza não está no produto final obtido, mas sim no caminho percorrido

O que nos torna infinitamente ricos não é a quantidade de ouro que conseguimos produzir, mas os momentos que compartilhamos com os verdadeiros amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário