quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Erica Fontes no Parlamento??

Quando Pedro Magalhães, doutorado em Ciência Política e investigador no Instituto de Ciências Sociais da UL, sugeriu que se devia deixar nas mãos dos cidadãos votantes, a decisão de escolher os deputados que terão assento na AR, a "proposta" foi apelidada de....simplista...inconsequente...irrelevante...

Mas se calhar não é...digo eu.

Porque razão temos de nos sujeitar a votar apenas nos partidos, que escolhem, eles próprios, na maioria das vezes,, através de negociatas, troca de favores e conluio, os lugares elegíveis para deputado?

Porque não podemos votar nos deputados que queremos, determinando, a soma do número de votos dos candidatos de cada partido, o número de assentos no Parlamento desse mesmo partido, tal como se faz na, tão anteriormente por cá amada, Finlândia?

Não creio que os problemas da nossa democracia sejam resolvidos, desta forma, mas passar o ónus da responsabilidade pelos deputados que temos, para os votantes, e deixar de haver, figuras "decorativas", para fazer número nas listas partidárias, seria já uma vantagem e benefício face ao actual sistema.

Ok...os riscos vão haver sempre...em 1987, em Itália, com um sistema semelhante, os eleitores elegem...Illona Staller. Conhecem? :)

Bem...vamos ter, tudo indica, o Livre-Liberdade, Esquerda, Europa, Ecologia, a concorrer...com uma papoila vermelha como símbolo, o Rui Tavares(ex-bloquista) como mentor e o slogan "Um Espaço de Liberdade" como slogan. Hummmm....

Ok...se calhar... deixávamos tudo como está!

Digo eu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário