terça-feira, 15 de junho de 2010

Domhnach na Fola


"I can't believe the news today
Oh i can't close my eyes
And make it go away..."

Domhnach na Fola em gaélico...traduz-se por Domingo Sangrento ou Sunday Bloody Sunday.
Por mais pacífica que uma manifestação seja, será sempre relativo, conforme o local onde se desenrola...o pacifismo não é o mesmo em Derry ou em New York, especialmente em 1972.
Paradoxalmente, este dia foi um dos grandes catalizadores, para o aumento do mito IRA.
Poucas organizações, ditas terroristas, foram tão seguidas, veneradas ou mesmo amadas pelo mundo fora.
Ao contrário de outras semelhantes, como a ETA, o mundo compreendia a justeza da luta do IRA, somado à terrivel e cruel repressão que o seu povo sofria.
Lembro-me de quando era miúdo, haver imensas notícias ora sobre o IRA, ora sobre a ETA ora sobre o Sendero Luminoso,etc. mas o que via com mais paixão, quase como uma luta romântica, era o IRA, mesmo tendo cometido actos bárbaros que vitimaram imensos inocentes.

11 semanas depois desse dia, foi elaborado um fantástico relatório, redigido pelo juiz Lord Widgery, onde, em apenas 558 palavras, se dizia que a polícia tinha disparado, por terem sido disparados tiros contra eles antes.
Isto, apesar de não ter havido qualquer prova ou facto dos manifestantes possuirem armas ou bombas em seu poder, dizia-se no relatório.
Então porque disparou a polícia? Porque havia uma forte SUSPEITA de alguem ter disparado sobre a polícia! Forte suspeita?? Fantástico!

38 anos passados...verá a luz dos dias, finalmente, um inquérito de 5000 páginas e 10volumes, começado em 1998 por Lord Saville, e que se espera, traga justiça à História, tente colmatar os danos causados pelo Relatório Widgery e sobretudo...dê paz às vítimas e famílias.

A justiça tarda, mas não falha...pelo menos no UK!

Bono, i believe in the news today...

Nenhum comentário:

Postar um comentário