quarta-feira, 2 de março de 2016

Porque eles existem...

Cidade da luz, da elegância e do glamour, possui um lado negro, que muitos preferem ignorar, fazer de conta que não vêem.

De 2001 a 2012, os sem-abrigo tiveram um acréscimo de 84%, calculando-se, na altura, que rondassem os 30.000 na capital, sendo que destes, quase um quarto ( 23%) tinham menos de 30 anos.
Estes números são bem anteriores à crise dos refugiados, o que leva a crer que pecam por escasso, sem duvida!

Dá que pensar...

E porque da adversidade submerge o que de melhor o Homem tem, foi criado um projecto solidário Le Carillon ( apenas coincidência com o nome de um dos malogrados restaurantes dos atentados do 13/11), no XI bairro de Paris( por agora...), por um jovem especialista em economia solidária, Louis Xavier Leca.
A ideia base é dar dignidade aos SDF ( "sans domicile fiscale", nome "oficial" dos sem-abrigo...) através da multiplicação de acções solidárias, para que possam recuperar alguma confiança e auto estima em falta, necessárias para iniciarem uma nova etapa na sua inserção social.
Os comerciantes da zona são actores principais do projecto fornecendo um qualquer serviço, por mais insignificante que possa parecer, mas que terá um enorme significado para quem não tem nada.
Um copo de água ou de sumo, acesso ao WC, possibilidade carregamento de telemóveis, poder efectuar chamada de emergência, trocar ideias/discussão construtiva, acesso ao kit básico de primeiros socorros, acesso a um micro-ondas para aquecer comida, etc.



Porque, entendo igualmente que há algum comodismo em muitos dos sem-abrigo, que acredito serem, estes, uma enorme minoria, uma história para desanuviar.

Em frente à minha casa, no XV bairro, dorme, e permanece durante o dia todo, um sem-abrigo, cujo a única acção diária, é permanecer sentado em frente ao Carrefour, dizendo "bom dia" e, aguardando pela esmola dos transeuntes.
Quando já tem mais confiança, costuma pedir um café...sim, pede, para que o vamos e leva-lo até ele. Exacto! :)
Aqui podem ver o meu "vizinho", sentado em frente à entrada do supermercado, sendo a entrada da garagem no lado esquerdo da foto, o local onde pernoita:


Ici c'est Paris!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário